Comércio lidera criação de vagas de emprego em outubro

21/11/2017

#ECONOMIA

RESULTADO PARA O MÊS FOI O MELHOR DESDE 2013 NO ESTADO E COLOCOU SANTA CATARINA NA QUARTA MELHOR POSIÇÃO NA CRIAÇÃO DE POSTOS NO PAÍS.

A recuperação do comércio no cenário e conômico ajudou Santa Catarina a manter uma escalada na criação de empregos formais pelo quarto mês consecutivo: no último mês de outubro, 8.611 novas vagas foram abertas. É a quarta melhor marca do país, atrás de Alagoas, São Paulo e Pernambuco. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem. Só a expansão do comércio garantiu oportunidade a 3.204 novos trabalhadores, seguido pela indústria da transformação (2.717 postos), pelo setor de serviços (1.728) e pela agropecuária (1.160). O saldo de 8,6 mil vagas criadas no último mês também representa o melhor resultado do Estado desde fevereiro, quando 14,8 mil novos trabalhadores assinaram carteira. A alta no volume de vendas é considerada o principal gatilho para os números positivos do co-mércio catarinense. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio realizada pelo IBGE, SC apresentou no último mês de setembro a 11ª variação positiva em relação aos mesmos períodos do ano passado.

- Temos visto um crescimento nas vagas de emprego em todos os setores da economia, mas o comércio se destaca porque é um dos segmentos que mais cresce nos últimos meses - destaca o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio), Luciano Córdova. No acumulado do ano, o comércio ainda tem um saldo negativo de 243 vagas. Como a tendência é de que os meses de novembro e dezembro tenham novos resultados positivos, inclusive impulsionados pela contratação de temporários, o balanço final deve ficar no azul. 

INDÚSTRIA CATARINENSE MANTÉM CRESCIMENTO 

Apesar de ter sido superada pelo comércio no último mês, a indústria da transformação alcançou em outubro desempenho ainda melhor do que em setembro: foram criadas 2.717 vagas no setor, o que praticamente repete a marca de 2.696 postos abertos em setembro. O cenário é considerado positivo pelo presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, que destaca o crescimento na produção, nas vendas e na exportação:

- A criação de empregos ocorreu mês a mês, de maneira consistente. Não esperamos ambiente mais hostil nos próximos dois meses.

Fonte: Diário Catarinense 21/11/2017.

© 2017 EVERTON CATARINA, Jornalista e fotógrafo profissional. Florianópolis / SC.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora