IPTU 2018 de Florianópolis terá reajuste de 2,69% e desconto de até 20% para cota única

28/11/2017

Carnês serão distribuídos de 8 a 20 de dezembro pelos Correios 

Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2018 de Florianópolis começarão a ser distribuídos no dia 8 de dezembro pelos Correios. A empresa acertou em contrato com a prefeitura que o prazo máximo da entrega será no dia 20 de dezembro. O IPTU e a taxa de resíduos sólidos terão um reajuste de 2,69%, que é o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor) de novembro de 2016 a outubro de 2017. O pagamento em cota única até 5 de janeiro terá 20% de desconto, apenas no IPTU. A expectativa do município é arrecadar R$ 220 milhões somente em janeiro.

O secretário da Fazenda da Capital, Constâncio Maciel, informou que espera um aumento na arrecadação em função da taxa de resíduos sólidos. "No IPTU 2017 muita gente não estava acostumada a pagar essa taxa fora do boleto do IPTU e a inadimplência aumentou em 40%. Desta vez, o cidadão que estiver em atraso desse imposto receberá um aviso anexo", explicou.

Os proprietários de imóveis receberão dois boletos em dezembro. Um para o pagamento do IPTU, com 20% de desconto, e outro da taxa de resíduos, sem desconto. Também existe a opção de pagar a taxa de resíduos parcelada, de março a dezembro, pelo mesmo valor. Quem optar em pagar o IPTU em cota única nos meses de fevereiro e de março também terá descontos, mas de 10% e 5%, respectivamente.

Haverá uma única mudança para quem tem imóvel em nome de pessoa jurídica. "Havia um pequeno equívoco que promovia descontos para comércios estabelecidos com CNPJ. A interpretação é de que o desconto estava incorreto e os proprietários desses imóveis terão um reajuste um pouco maior", esclareceu. O IPTU é o principal imposto da prefeitura que, segundo Constâncio, assegura o pagamento dos servidores e garante a realização de obras públicas.

IPTU 2018

Distribuição dos boletos para pagamento em cota única: de 8 a 20 de dezembro

Pagamento em cota única até 5 de janeiro tem desconto de 20%

Pagamento em cota única até 5 de fevereiro tem desconto de 10%

Pagamento em cota única até 5 de março tem desconto de 5%

Existe a opção de pagamento parcelado de março a dezembro, sem desconto

Taxa de resíduos sólidos não tem desconto, mas pode ser paga em cota única ou parcelada.

Fonte: Prefeitura de Florianópolis