Museu Casa dos Açores, em Biguaçu, está pronto para a temporada de verão

01/12/2017

Exposição com trajes típicos e documentos históricos da colonização açoriana abre no próximo dia 7. Estrutura recebeu reformas para o período de maior visitação no ano

Quem visita a Grande Florianópolis nessa época do ano terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as tradições da região, a partir da próxima terça-feira (7). Depois de passar por reformas e receber melhorias, o Museu Etnográfico Casa dos Açores, às margens da BR-101, em Biguaçu, inaugura uma nova exposição permanente. No acervo estão trajes típicos, instrumentos musicais, cestaria, cerâmica, rendas e jogos infantis que remetem à tradição dos colonizadores açorianos. Na mesma data, será aberta a mostra temporária que conta a história do Grupo Arcos Pró-Resgate da Memória Histórica, Artística e Cultural de Biguaçu.


Segundo o presidente da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), Rodolfo Pinto da Luz, a intenção é marcar o término das reformas na pintura, portas e janelas, e dar início às comemorações pelos 270 anos da chegada dos colonizadores açorianos em Santa Catarina.

"Fizemos uma recuperação na pintura externa, além de consertar janelas e portas deterioradas. O público vai encontrar um ambiente reformado e uma boa exposição com itens originais dos Açores e de pessoas do Brasil que usavam essas vestimentas. A expectativa de público é boa, pois este acervo deixa o museu atualizado e diversificado. Além disso, há nessa área a igreja, que não é mantida pelo estado e isso tudo atrai o público, não só turista, mas também o morador da região", destaca.

A coleção em exposição começou a se formar no início dos anos 1990, a partir de aquisições do Grupo Arcos e doações voluntárias da comunidade. São pelo menos 40 trajes originais, vindos do Arquipélago dos Açores e de residentes da região litorânea de Santa Catarina, entre peças típicas folclóricas, vestuários de camponeses, de trabalho, de festas e sociais de época. Há também utensílios de trabalho do século 19, como os tipitis (prensas ou espremedores de palha) e roca de fiar, carro-de-boi, e instrumentos de festas e musicais.

Sobre o Museu A Casa dos Açores, construída no século XIX, abriga o Museu Etnográfico, no município de Biguaçu. Distante cerca de 20 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos mais esplêndidos registros do apogeu da colônia açoriana-madeirense da localidade de São Miguel. O imóvel foi adquirido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em 1978, e passou por restauração para se transformar em museu, inaugurado no dia 4 de março de 1979. O espaço serve também para divulgar obras de autores catarinenses e exposições, além de contar com a comercialização de artesanato local. Serviço: O quê: Abertura da nova exposição do acervo permanente do Museu Etnográfico Quando: 07/12/2017, às 17hOnde: Museu Etnográfico Casa dos Açores BR-101, km 189 - Balneário São Miguel - Biguaçu (SC)Entrada gratuitaMais informações: (48) 3665-6195